Old Is The New Trend: A Avó Veio Trabalhar

Quando eu penso em bordado, imagino uma vovozinha sentada em um sofá botonê estampado no meio de uma sala com piso de madeira escuro. Sozinha com suas agulhas a conversar com o rádio. 
Esta cena por si só é um quadro bonito, mas (literalmente) trazê-lo a vida real é lindo.
A Avó Veio Trabalhar é um projeto de Lisboa que busca reintegrar mulheres acima dos 65 anos a sociedade por meio de seu talento criativo. A iniciativa que começou em setembro de 2014, é ideia de Susana António (designer) e Ângelo Campota (psicólogo) em unir a vontade de incentivar o design português e empoderar a terceira idade.
Tudo começou com bordados de caveiras mexicanas e ideias que eram sempre contestadas pelas senhoras por serem incomuns aos olhos delas porém hype para os jovens. A loja-ateliê tem na vitrine diversas peças cool, mas o que chama mesmo sua atenção é ver um grupo de senhoras tricotando linhas e assuntos com o talento que a idade lhes trouxe e a energia de um eterno adolescente.
Como se tudo isso não bastasse, hoje as vovozinhas fazem workshops, bolsas, doces (quase) pornográficos e participam de eventos como o TEDx, o festival de cinema de Lisboa (DOC), Festival Silêncio e a marcha LGBT.
19237847_1902019103347867_7823298813899876058_o
E se você está pensando que o Avó Veio Trabalhar exclui os homens, está enganado. Apesar de os bordados serem historicamente uma tarefa feminina, um avô já faz parte do grupo tecendo tapetes e a ideia é que isso incentive ainda mais os homens. Marcenaria e outras atividades também serão incluídas no projeto para que mais avós saiam de suas casas para compartilhar com todos nós sua vitalidade por meio do artesanato.
Infelizmente ainda não temos nada assim por aqui, mas se você quiser se inspirar o A AVÓ VEIO TRABALHAR fica na Rua do Poço dos Negros, 124 em Lisboa.

 


paulinho-colaborador.jpg     Por Paulinho Moreira

            Curioso e sócio-fundador da ORIBA